Acidente Médico

Busca por palavras-chave

Advogado negligência médica
Como registrar uma reclamação contra um hospital ou contra um médico
Erro médico
Infeção nosocomial
Negligência médica

Registre uma reclamação contra um hospital
Staphylococcus aureus e indenização

Indenização por negligência médica

A falta pode ser negligência, incompetência ou imprudência. A falta é caracterizada quando uma pessoa não respeita as regras da arte, ou seja, se afasta do modelo segundo o qual o comportamento de um homem médio é medido. O comportamento do profissional será avaliado em concreto no que diz respeito à ética profissional. A vítima que pede indenização por danos deve
provar que o médico cometeu uma falta no sentido estrito, ou seja, uma falta causada por sua negligência, incompetência ou imprudência.

O dever de aconselhar

É obrigação do médico dar conselhos e informar o paciente sobre o que ele se propõe a fazer. Assim, o médico que falhou em suas obrigações de fornecer informações, de manter e atualizar o arquivo médico e de respeitar a privacidade (sigilo médico), deve compensar qualquer dano sofrido pelo paciente. Deve ser estabelecida uma relação precisa entre a falta de informação e o dano final. A obtenção do consentimento informado do paciente justifica a intervenção do médico.

A falta técnica

O professor Penneau observa que “é em relação à falta técnica que a comparação com um padrão – a comparação entre o que deveria ter sido feito tecnicamente e o que foi feito – assume todo o seu valor”. A este respeito, frequentemente é feita referência às regras da arte, sendo a regra da arte uma prática atual, eficiente e acessível ao conhecimento; e às vezes é feita referência (sem dúvida erroneamente) aos costumes, que são algo bastante diferente. Deste ponto de vista, é certo que o médico que se conforma a uma regra da arte não comete uma falta, pois ele se comporta como a norma de referência teria se comportado.
Quanto ao erro de diagnóstico, apenas o erro grosseiro do profissional é sancionado; caso contrário, ele é desculpável.

Indenização sem faltas

O Código Civil brasileiro prevê algumas hipóteses de responsabilidade sem culpa.

Danos

Os danos médicos podem ser físicos, materiais ou morais. O dano físico (dano corporal) consiste em elementos que podem ser indenizados separadamente de acordo com o grau de incapacidade, que pode ser total ou parcial, permanente ou temporário. A condição patológica do paciente, que deveria ter sido aliviada ou curada pelo tratamento, pode piorar ou tornar-se crônica – caracterizando danos físicos. Os danos materiais (ou danos materiais) são mais freqüentemente a conseqüência de lesões corporais: perda de renda, custos médicos, hospitalares e de medicamentos, viagens, cuidados de enfermagem, etc. No caso de danos materiais, as pessoas podem ser privadas da renda de uma vítima falecida que esteja perto delas, o que também pode dar origem a uma indenização. Os danos morais também incluem danos cosméticos, dor sofrida, desconforto profundo nas relações sexuais como resultado dos danos sofridos pelo paciente, frustração por não poder mais exercer uma atividade profissional. Entre os diferentes danos não patrimoniais, o dano estético é freqüentemente invocado e corresponde a um dano moral caracterizado por uma modificação da beleza física e da harmonia das formas externas de uma vítima. A indenização por danos estéticos só é possível a pedido do paciente.

Exemplos de perguntas de vítimas após um acidente médico

Erro médico?

Há alguns meses, fui diagnosticado com um tumor endócrino em meu reto. Acredito ter sido vítima de negligência médica. Após vários exames adicionais, foi decidido operar. Fui encaminhado a um cirurgião que, após me consultar, fixou a data da operação e explicou que eu teria um estoma digestivo temporário. E que alguns meses após esta primeira operação, haveria uma segunda para restaurar a continuidade. A operação deveria ter sido feita sob laparoscopia, mas durante a operação, parece que meu útero impediu o curso normal da operação por causa de seu tamanho. Então eu fiz uma laparotomia. Fui para casa para me recuperar com os cuidados de enfermagem necessários. Algumas semanas depois, após a remoção das pinças, fui levado por dores insuportáveis que não cederam mesmo com a morfina injetada pela equipe da ambulância. Fui re-hospitalizado com urgência e, após investigações e dores excruciantes, foi-me dito que tinha líquido que estagnou dentro de mim. Eles colocaram um dreno para evacuá-lo. Algum tempo depois me disseram que a minha ureter esquerda estava danificada, o que explica o vazamento de urina. Foi-me oferecido um reparo uretral e após a operação as complicações se multiplicaram. Passei dois meses no departamento de cirurgia desta clínica, onde passei por todas as fases possíveis da dor. Finalmente, fui enviado para casa, onde ainda hoje sou atendido. Enquanto isso, estive várias vezes na sala de emergência e na clínica, agora tenho um estoma urinário além do meu estoma digestivo e tenho um estoma pielo no rim esquerdo. Agora eles estão considerando outra operação com a remoção do rim esquerdo. Fui à clínica para uma ressecção do tumor no cólon e agora me encontro com um grave problema urinário que não tinha. O que eu posso fazer? Existe alguma falha médica?

Morte de meu pai devido a um stent quebrado no momento da colocação: erro médico?

Meu pai morreu em conseqüência de um erro médico. Meu pai morreu como resultado de uma complicação durante um procedimento de stent. Um dos stents quebrou e o cirurgião o removeu para colocar outro. Quando o removeram, ninguém notou o rasgo na artéria causado pelo stent e meu pai perdeu muito sangue e morreu dois dias depois. Você acha que podemos processar o fabricante do stent ou o hospital? Trata-se de um erro médico? Até o momento, ninguém nos contatou para pedir desculpas ou qualquer outra coisa, exceto o cirurgião. E a companhia de seguros de meu pai se recusou a nos ajudar.