Atestado médico de consolidação

Definição de consolidação de certificados médicos

É somente após a consolidação, ou seja, quando a condição da vítima é estável, que um arquivo corporal pode ser liquidado definitivamente. A fim de fazer a perícia médica final, a seguradora solicitará à vítima um certificado médico de consolidação elaborado pelo médico responsável.

O certificado médico de consolidação e o médico responsável

É importante explicar ao médico responsável o que se trata e o que está em jogo. O médico responsável não é advogado e, portanto, pode estar enganado… A consolidação só pode ocorrer se a condição estiver estabilizada. Portanto, não está diretamente relacionado com o retorno da vítima ao trabalho, por exemplo. O médico encarregado pode confundir-se com a previdência social. O exemplo clássico é o caso da dor cervical. A vítima está desempregada por um mês, por exemplo. Em seguida, ela volta ao trabalho. Isto não significa que seu estado esteja estabilizado porque para uma cervicalgia é necessário esperar pelo menos 9 meses para ver as conseqüências do acidente! Outro exemplo clássico é a vítima que tem uma perna fraturada e um estresse pós-traumático. A perna pode ser estabilizada após oito meses, por exemplo, após sessões de fisioterapia. Mas o estresse pós-traumático se consolida, na melhor das hipóteses, após um ano. Finalmente, é importante que o médico atendente indique em seu certificado os efeitos secundários que observa com a maior precisão possível. Assim, é aconselhável fazer um relatório da situação com o médico responsável para explicar a ele que por trás de seu certificado médico de consolidação há questões em jogo. Acontece também que o médico atendente confunde a noção de consolidação e cura. A cura significa que não há efeitos secundários. A consolidação significa que o estado está estabilizado e que ainda existem efeitos secundários.

Exemplos de perguntas de vítimas

Quantia da indenização após um acidente de trânsito

Eu tive um histórico de traumatismo craniano com inconsciência inicial há quatro anos em um acidente de trânsito. Fui administrado (trepanação-drenagem) para um hematoma compressivo fronto-parietal direito pós-traumático subdural. Após dezoito meses de acompanhamento e controle clínico e radiológico, as lesões pós-traumáticas iniciais observadas foram consolidadas. Em seguida, encaminhei um certificado médico de consolidação, emitido por meu médico supervisor, para a companhia de seguros e gostaria de saber o valor aproximado de meus pedidos de indenização.